Preocupado com a possibilidade de contaminação do meio-ambiente e riscos à saúde pública, o vereador Bexiga encaminhou expediente à Administração Municipal solicitando mais cuidados com o armazenamento e a coleta sistemática dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) no Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS) de Hulha Negra.
Os resíduos são classificados como lixo tóxico e perigoso, já que podem conter germes patogênicos (fungos e bactérias) e até materiais radioativos. A transmissão de doenças e a contaminação são os principais motivos pelos quais os administradores hospitalares devem se preocupar, pois o lixo pode colocar em risco a população por meio de infecções fatais.
Em visita recente ao local, que fica ao lado do CAIS, o vereador constatou sacos plásticos abertos e mal acondicionados. O lixo fica a céu aberto, sem proteção, e a chuva faz com que o chorume (líquido que se forma junto ao lixo) desça pela encosta. “Esse líquido pode encontrar o lençol freático e contaminar o abastecimento de água. As condições para solucionar esses problemas são bem simples. Me parece que falta vontade de fazer ou competência”, indigna-se Bexiga