Vereador Bexiga cobra melhorias em área ocupada

O vereador Bexiga tem manifestado com freqüência, preocupação com a situação que se encontram os moradores da área conhecida como Favelinha, na sede do município. Desde março o vereador vem apresentando requerimentos para que a prefeitura inicie obras de infra-estrutura naquele local. Bexiga visitou a comunidade na última semana e comentou que o sistema de esgotamento sanitário e distribuição de água é precário no local. “Está na hora do prefeito parar de fingir que aquelas pessoas não existem ou que estão naquele local de passagem, ninguém mais sairá de lá, a prefeitura tem obrigação legal de manter os serviços públicos básicos para aqueles moradores”. disse.

O vereador comentou que existe cerca de 60 moradias no local e muitas sendo construídas. De acordo com Bexiga, muitos moradores solicitaram aos órgãos públicos obras de benfeitorias no local, mas foram informados que o poder público nada poderia fazer, por se tratar de uma área ocupada irregularmente.

O vereador Bexiga lembra que a Lei Orgânica de Hulha Negra é clara, quando diz, no artigo 128 que deverá ser prioridade do município “regularizar, organizar e equipar as áreas habitacionais irregulares formadas espontaneamente...” e mais, o artigo 135 da mesma lei, diz que “as populações moradoras de áreas não regularizadas tem direito ao atendimento dos serviços públicos municipais.” Portanto, o vereador considera mentirosas as alegações da prefeitura para não atender aquela comunidade.

Vereador é destaque na política hulhanegrense

O vereador André Araújo (Bexiga), recebeu no sábado, 21, em cerimônia realizada no Restaurante Tito, em Hulha Negra, o prêmio Os Melhores do Ano 2009. O evento é organizado pelo Jornal A Primeira Folha e pela empresa de publicidade Demarka Consultoria. Trata-se de uma pesquisa de opinião pública que foi feita em Hulha Negra e que escolheu o vereador como destaque na política do município.
O vereador falou que um prêmio como este serve para mostrar que sua atuação parlamentar é reconhecida e aceita pela população, mas ao mesmo tempo, cresce a responsabilidade, pois é preciso se superar a cada instante para não frustrar as expectativas dos eleitores sobre o seu mandato. “É um desafio onde todos saem ganhando”, comentou Bexiga.

O vereador Bexiga lembrou que ninguém ganha nada sozinho e que este reconhecimento da população é fruto do trabalho da bancada do PTB na Câmara de Vereadores. “O vereador Norberto tem sido um companheiro incansável na busca por soluções aos problemas da nossa comunidade,” disse o vereador referindo-se ao companheiro de partido.

Bexiga critica não adesão do município ao Proesc II

O vereador petebista André Araújo (Bexiga), criticou, durante a sessão ordinária da Câmara, a não adesão do município de Hulha Negra ao Programa de Ensino Superior Comunitário (Proesc II), no qual 15 estudantes carentes do município poderiam obter bolsas integrais na Universidade da Região da Campanha. Bexiga explicou que o Programa custaria para o município de Hulha Negra cerca de R$ 250.000,00 que seriam parcelados em 18 prestações de cerca de R$ 13.000,00, em contrapartida o Ministério da Educação doaria para o município dois microônibus. “Apenas o valor dos microônibus já compensaria o investimento feito pela prefeitura e o município ainda poderia disponibilizar ensino superior para 15 jovens carentes.” comenta o vereador.

O vereador lembra que nenhum município consegue desenvolver seus setores se não investir massivamente em educação. “Infelizmente o prefeito não partilha deste mesmo entendimento.” lamenta Bexiga.


Dia da Consciência Negra é destacado pelo vereador Bexiga

Na última sessão o vereador André Araújo (Bexiga), usou a tribuna para discorrer sobre o Dia da Consciência Negra e a sua importância para o povo negro. O vereador comentou que o dia 20 de Novembro não é um dia de comemorações, mas um dia para refletir sobre a situação no negro no país. Bexiga apresentou uma pesquisa do Dieese que mostra a situação atual do negro no mercado de trabalho. “Os números são impressionantes e mostram que ainda existe racismo no país, de maneira mascarada, mas existe.” comentou o vereador. O vereador falou da necessidade de apoiar as políticas públicas afirmativas, como a das cotas para negros em concursos públicos e universidades, que, segundo ele, “são medidas paliativas, mas necessárias, para ajudar a acelerar o processo de inclusão do povo negro na sociedade brasileira.”

Bexiga lembrou que é o primeiro negro eleito vereador no município, “Foram preciso cinco legislaturas para se eleger um negro vereador em Hulha Negra.” enfatizou.

Vereadores presentes na Pré-Convenção do PTB

Os vereadores André Araújo (Bexiga) e Norberto do Amaral Barres estiveram presentes na Pré-Convenção do PTB, que ocorreu no dia 14 de novembro, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, onde na ocasião o PTB gaúcho confirmou que terá candidatura própria ao governo do Estado nas eleições de 2010 e indicou o nome de seu presidente estadual, deputado Luís Augusto Lara, como pré-candidato ao Piratini. O encontro também marcou a apresentação dos 132 pré-candidatos trabalhistas a deputado estadual e federal. O deputado Lara destacou que a pré-convenção era um momento histórico para o PTB, por reunir as principais forças políticas do Estado. Disse ainda que é chegado o momento de buscar radicalmente o diálogo em favor do Rio Grande. Quanto ao resultado do encontro, afirmou que consolidou a unidade partidária e assegurou as metas de ampliar as bancadas estadual e federal em 50%, além de servir de confirmação de uma nova opção para os gaúchos na próxima eleição. O encontro contou com a presença de dirigentes do PDT, PSDB, PT, PCdoB, PP, PSB. O presidente nacional do PDT, deputado federal Vieira da Cunha, previu que a união dos trabalhistas será decisiva nas próximas eleições. “Vamos estar juntos em 2010 e decidir as eleições”.

Para o vereador Bexiga, uma Unidade Trabalhista não é apenas uma questão de coerência ideológica, mas um comprometimento com as causas que, na prática, os dois partidos sempre lutaram. Tanto as idéias de Alberto Pasqualini, quanto as ações e atitudes de Getúlio, Jango e Brizola, consolidaram o trabalhismo como parte da história e da tradição no Rio Grande. “O trabalhismo está, novamente, surgindo como a melhor opção para as eleições do próximo ano” comenta o vereador.