Vereadores vão a Brasília para tratar de melhorias na rede de distribuição de energia elétrica.

Na semana que passou, os vereadores André Araujo (Bexiga – PTB) e Ireneu Elgelmann (PT), juntamente com o vereador bageense Divaldo Lara (PTB), acompanharam o presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Sul (Coopersul), Vital Cardoso Abreu e o diretor-secretário, Vilson Machado, em reuniões em Brasília na busca por melhoria na capacidade de fornecimento de energia elétrica na zona rural dos municípios de Hulha Negra, Candiota, Aceguá e parte de Bagé.

A comitiva realizou audiências no Ministério das Minas e Energia, Ministério do Desenvolvimento Agrário e no Congresso Nacional onde foram visitados vários deputados da região sul, na tentativa de sensibilizar os parlamentares para a questão das melhorias na distribuição de energia elétrica na área de abrangência da Coopersul.

O vereador Bexiga explica que o Programa Luz Para Todos do governo federal levou luz para praticamente todo o interior dos três municípios, e com isso a demanda por força cresceu. “Hoje, os pequenos agricultores estão modernizando-se, adquirindo ordenhadeiras e resfriadores para o leite, equipamentos que consomem uma quantidade maior de energia, comprometendo assim a rede instalada através do programa.

O vereador Bexiga complementa que de acordo com o estatuto social da cooperativa, o associado que necessita de mais energia deve custear o aumento da carga, porém, a grande maioria dos sócios são assentados da reforma agrária e pequenos agricultores que vivem da subsistência do leite. “Hoje nem a Coopersul, nem os associados tem condições financeiras de bancar tal investimento”.

O vereador classificou a viagem como positiva, pois tanto os ministérios como os parlamentares visitados comprometeram-se a investir recursos na solução deste problema.

Energia elétrica de qualidade será necessária para novos investimentos.

Através do gabinete do deputado federal Danrlei de Deus (PTB/RS) a comitiva pode conversar com o Diretor de Irrigação da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do RS, o geólogo José Mendel, que falou sobre a construção de açudes nas propriedades rurais com a finalidade de implantar um programa estruturante de irrigação de pequenas lavouras, na tentativa de auxiliar os agricultores familiares a minimizar os efeitos das secas que vem produzindo prejuízos na última década, “a atitude é louvável, mais vai demandar uma quantidade ainda maior de energia para mover as bombas de irrigação, e devemos estar preparados quando isso acontecer”, finaliza o vereador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário