Vereador Bexiga cobra mais atenção da prefeitura com a segurança no trabalho


Na última sessão ordinária o vereador Bexiga usou o espaço da tribuna para debater sobre a segurança no trabalho dos servidores municipais. O vereador protocolou requerimento na Câmara solicitando a permanência de um técnico de segurança do trabalho durante as obras de saneamento pluvial na rua Laudelino da Costa Medeiros, na sede do município.

De acordo com o vereador, a obra está sendo realizada sob a rede de alta tensão de energia elétrica, e, em alguns momentos os postes de iluminação tem de ser segurados com cordas ou pela retro-escavadeira que trabalha no local, para não tombarem sobre os trabalhadores.

Bexiga lembra que foi durante o início das obras do saneamento básico que um trabalhador faleceu e de acordo com o vereador não foi uma fatalidade “ foi negligência da prefeitura durante a realização das obras”.

O vereador comentou que após o episódio, a prefeitura contratou uma empresa especializada em segurança do trabalho, porém, nenhum funcionário da empresa acompanha a realização dos trabalhos.

“Os servidores estão desassistidos, trabalhando em condições de alta periculosidade sem a presença de um técnico especializado e sem equipamentos de proteção.” denuncia o vereador Bexiga.

Vereador solicita melhorias em comunidade.

O vereador Bexiga solicitou mais uma vez que a prefeitura realize obras de infraestrutura na comunidade conhecida como “Favelinha”, na sede do município. O vereador diz que deste 2009 vem apresentando requerimento para melhorias naquele local, porém nada foi feito até agora. Na comunidade vivem mais de 50 famílias em situação de completo abandono. A alegação por parte da administração pública é de que não poderia realizar nenhuma intervenção na comunidade, pois se trata de uma área de ocupação irregular, mas o vereador rebate, com base na Lei Orgânica do município, que diz que moradores de áreas irregulares tem os mesmos direitos aos serviços públicos que outros moradores. “Ninguém está pedindo grandes obras na comunidade, apenas condições mínimas para a permanência dos moradores naquele local, como abastecimento de água, iluminação pública e o escoamento do esgoto que hoje fica depositado na frente das residências, causando mau cheiro e perigo para a saúde das pessoas” comenta Bexiga.

O vereador comenta que protocolou o requerimento na Câmara mais como forma de provocar a administração pública, pois recentemente o prefeito Renato Machado anunciou que a prefeitura adquiriu, junto a Superintendência da RFFSA, a posse provisória da área. “A área já pertence aos moradores que ali se assentaram”, ironiza o vereador.

PTB de Hulha Negra realiza Convenção Municipal

Com a proximidade das eleições municipais de 2012, o Diretório Municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), de Hulha Negra, realizou um encontro com seus filiados e simpatizantes. O evento aconteceu no sábado, 30, no plenário da Câmara de Vereadores de Hulha Negra.

Na ocasião o presidente do PTB, Vilmar Muneiro, ressaltou a forma com que o PTB desenvolve seu trabalho, prezando pela participação ativa de seus filiados que contribuem para o desenvolvimento e expansão do Partido. "Respeitar opiniões e fomentar a liberdade de expressão sempre foi a marca do nosso Partido no município. Nessa hora, é de extrema importância definir e unir ideias que possam acrescentar na nossa luta em contribuir para o desenvolvimento de Hulha Negra.", afirmou.

O vereador André Araujo (Bexiga), lembrou um pouco do trabalho desenvolvido pela Bancada do PTB, junto ao Legislativo e reafirmou o compromisso de se manter sempre fiel aos principios norteadores do partido, “Nas decisões importantes desta Casa Legislativa, nunca ficamos em cima do muro, nossas decisões são em defesa da população e são baseadas na coerência e na ética, princípios que sustentam o nosso partido no município.”

Durante o encontro aconteceu a filiação de novos integrantes. O presidente da Associação de Estudantes de Hulha Negra assinou o compromisso com o Partido e justificou sua escolha. Segundo Josias Vidart, a união do Partido aliado a forma de trabalho voltada em benefício da maioria e excluindo formas de benefícios separados, foi determinante para a escolha de sua filiação. “ O PTB tem um compromisso sério com Hulha Negra. Está na hora de todos reconhecer o valor dessa sigla. Está cada vez mais perto o tempo em que o PTB governará este município, pois o nosso crescimento do Partido em nível nacional, estadual e municipal, reflete os acertos de suas propostas.”, relatou.

Quando a pauta da reunião abordou o assunto “Eleições 2012”, o partido foi unânime em defender uma candidatura própria na eleição majoritária do ano que vem, e por aclamação o nome da médica Drª Ester Koester foi definido como o que preenche todos os requisitos que levará o partido a conquistar a prefeitura na próxima eleição.

Para a médica Ester Koester, a reunião serviu para mostrar como o partido continua unido e firme na convicção de um dia ser governo. “O PTB tem feito muito pelo município. Mas, nessa ocasião, a sigla marca uma nova etapa na política local. Por isso, precisamos mostrar esse partido para nossa cidade”, declarou Ester. E acrescentou dizendo aos presentes na confraternização que “o sucesso do partido depende de cada um. Cada pessoa é uma força importante dentro da sigla”.

Ao final do encontro foi eleita comissão provisória do Partido que fará frente aos trabalhos até 30 de abril de 2012, data em que será eleito o novo diretório municipal que irá conduzir o partido no processo eleitoral de 2012.

Vereador Bexiga propoe Auxílio-Alimentação para os servidores municipais

Nesta quinta-feira, 28, os vereadores André Araujo (Bexiga) e Norberto Barres, da bancada do PTB, juntamente com o vereador Marcus Leitzke, do PDT, apresentaram anteprojeto de lei que institui o vale-alimentação aos servidores públicos de Hulha Negra. A proposição será encaminhada ao prefeito Renato Machado na tentativa de sensibilizar o gestor público para a situação salarial penosa em que vive o funcionalismo público do município.

De acordo com o vereador Bexiga, a bancada do PTB estava desde dezembro passado trabalhando no projeto “Quando fomos protocolar na secretaria da Câmara, descobrimos que o vereador Marcus também tinha intenção de apresentar um projeto semelhante, resolvemos então trabalhar conjuntamente os dois projetos”.

O vereador ressalta que o projeto visa valorizar e auxiliar os servidores públicos na aquisição de alimentos, já que pesquisa recente do Dieese comprova que trabalhadores que recebem até dois salários mínimos comprometem metade da sua renda com alimentação.

O vereador Bexiga comenta que o principal argumento apresentado pela administração municipal para a defasagem no salário dos servidores é o fato do município estar com os gastos de pessoal nos limites estipulado pela Lei da Responsabilidade Fiscal, por isso os gastos com este projeto serão de natureza indenizatória, não implicando nos limites estipulados pela Lei. Os vereadores frisaram que Hulha Negra é um dos poucos municípios da região que não dispõe deste benefício para seus servidores.