Karatê da região movimentou Hulha Negra neste fim de semana


A arte do karatê mais uma vez foi representada em Hulha Negra. Na tarde do sábado, 16, karatecas da região participaram da 3ª edição da Copa Karatê Região da Campanha.

O evento foi organizado pelo faixa preta (3º dan) em karatê Franklin Maciel. Maciel é Coordenador Regional de Núcleos do Programa Karatê Além do Esporte da Federação Gaúcha de Karate (FGK).

Para Maciel o objetivo do encontro é fomentar a prática do esporte na região, buscando a formação de novos talentos. “É importante não centralizar o karatê em Bagé mas difundir a arte para diferentes cidades da região”, comentou.

Divididos por peso e idade os atletas disputaram o Kata (movimentos do karatê) e kumite (luta). Participaram do evento karatecas dos Núcleos de Bagé, Candiota, Piratini e Hulha Negra.

Maciel agradeceu ao apoio da Prefeitura e ao vereador André Araujo (Bexiga), PTB, e elogiou a estrutura do ginásio. “Hulha Negra dispõe de um excelente ginásio para a prática de diversos esportes inclusive karatê. O Bexiga tem sido um incansável parceiro para ajudar a difundir o karatê”.

Parcerias

Maciel comentou que no inicio do Programa os Núcleos recebiam apoio da Fundação de Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) para subsidiar custos. “A Fundergs era um grande importante aliado. Além de subsidiar os custos com pagamentos para os instrutores dos Núcleos, a Fundação doava os quimonos dos atletas. A perda desta parceria prejudicou o Programa.”, lamentou.

Hoje os Núcleos ainda estão em funcionamento mas contam apenas com voluntários. Adão Morais, faixa preta (1 dan) é responsável pelos Núcleos em Hulha Negra e Candiota e adimite. “A gente continua por ama e acredita no karatê. A municipalização do Programa é uma ótima alternativa para a região”, comentou Morais.

Alternativas

Maciel informou que mais de 60% dos Núcleos foram municipalizados, ou seja, as prefeituras assumiram a responsabilidade do Programa. Maciel acredita que esse é um tipo alternativa que traz beneficio não apenas para os atletas mas atinge toda a sociedade em geral “O custo com o Programa é baixíssimo, em torno de 600 reais por mês. Se contemplar 100 alunos o investimento por alunos é de apenas 6 reais.”, analisa Maciel.

Benefícios

Para Vera Castro, o karatê trouxe vários benefícios para o desenvolvimento escolar da filha Yasmin Castro Pedroso “O karatê foi uma das melhores coisas que já aconteceram na vida da Yasmin. Depois que ela começou a freqüentar o Núcleo, o rendimento escolar dela melhorou, por que a prática do karatê é fundamental não apenas para o corpo, mas para a mente”, analisou Vera. Yasmin participa do Nucleo hulhanegrense desde o início do programa.

Um comentário:

  1. Seu blog me chamou muita atenção, não apenas pelo nome, mas pelo conteúdo utilizado no mesmo e a forma altamente agradável de você usar as palavras... Também tenho um blog sobre Karatê e estou em busca de pessoas que possam me ajudar a aperfeiçoá-lo. Estou seguindo o seu blog com muita satisfação, espero vê-la seguindo o meu também. Afinal, seria uma ótima oportunidade para trocarmos conhecimento e nos acrescentarmos bastante conhecimento! Espero ansiosa por sua resposta! OSS! UE AMEI O SEU BLOG! OSS!

    ResponderExcluir