Encontro em Candiota discute o desenvolvimento da Metade Sul do estado.

Representantes de diversos municípios da Metade Sul do Estado, lideranças políticas estaduais e federais e integrantes de instituições de pesquisa participaram nesta quinta-feira (29) de um seminário para discutir estratégias de desenvolvimento econômico e social para a região. O principal objetivo foi garantir soluções para as localidades com presença de ações de agricultura familiar e assentamentos.

Logo no início da atividade foi apresentado um diagnóstico da atual situação da região, elaborado pela Comissão Organizadora do Seminário. A pesquisa foi executada por integrantes de Chrenor, Emater e Embrapa. Dentre os itens apresentados pelo agrônomo da Chrenor, Claudionor Cardoso de Almeida, uma série de demandas consideradas essenciais e de potencialidades.

Entre as necessidades, foram apontados assuntos como melhorias no setor de abastecimento de água, de energia elétrica e de acessibilidade por meio de estradas. Conforme Almeida, um ponto fundamental diz respeito ao crédito diferenciado para os meios de produção. Já entre as potencialidades, pontos como a riqueza cultural, a biodiversidade, a capacidade em geração de energias limpas e de setores de produção como pecuária e fruticultura foram enaltecidos.

O vereador Bexiga classificou o encontro como positivo, pois foi possível reunir diversos órgãos do governo federal e estadual para tratar do desenvolvimento da Metade Sul. “Os problemas nós conhecemos, e as soluções também, precisamos é que nossa voz seja ouvida pelos governos para que possamos debater o modelo de desenvolvimento que queremos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário