Vereador cobra local para exposição de artesanato em Hulha Negra

Preocupado com a falta de ações que ofereçam aos artesãos de Hulha Negra a chance de expandir a comercialização de seus produtos, o vereador André Araujo (Bexiga) elaborou um pedido de providências ao executivo. O vereador elogiou o trabalho dos profissionais e lamentou a forma com que os produtos são valorizados. Bexiga exigiu que seja projetado a construção de um espaço permanente destinado a exposição e comercialização de trabalhos manuais e artesanato local.

Bexiga enfatiza que artesãos já foram credenciados pela Fundação Gaúcha do Trabalho no município. “Muitos não exercem a profissão por falta de incentivo. O artesanato é um dom, uma terapia e uma fonte de renda, por tanto é inadmissível a falta de um ponto exposição desses produtos.”, disse o vereador. Bexiga lembrou que os Clubes de Mães, a Emater e a Secretaria de Assistência Social do município tem se esforçado para desenvolver cursos ligados ao artesanato. “A cada dia novos profissionais estão sendo formados e onde vão poder expor e comercializar os produtos? É preciso ações a curto prazo que tragam benefícios imediatos.”, afirma o vereador.

Bexiga lembra que o artesanato é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda, merecendo, por parte do setor público, uma política de desenvolvimento sustentável voltada para o setor e associada a projetos sociais e de desenvolvimento econômicos e turístico.

O vereador diz que é dever da administração municipal estimular o resgate das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora, por meio da capacitação das associações e de seus artesãos para a sociedade de mercado, inserindo por vez o artesanato na economia local.

“Estes produtos centralizados num único local dão maior visibilidade para o trabalho dos artesãos, além de se tornar uma ação de combate ao desemprego e uma nova opção de geração de renda para as famílias envolvidas,” acredita o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário